segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Melhorando o Equilíbrio

Dançar exige mudanças rápidas no posicionamento do corpo, especialmente nos pés, joelhos, tronco, braços, cabeça... Assim, um bom Equilíbrio é necessário para realizar movimentos suaves e precisos.

A seguir temos alguns exercícios que podem ajudar a manter o centro de gravidade do corpo, enquanto procura-se minimizar a oscilação postural.


* Para começar, procure estar sempre próximo de um apoio (cadeira, mesa, barra), utilizando-o quando necessário para evitar quedas.


  • Transferências de peso
- Em posição paralela, transfira o peso do corpo para as pontas dos pés (sem subir na meia ponta) por 2t e passe para o calcanhar  (sem tirar os dedos do chão) por 2t. Durante a movimentação, procure um ponto fixo e concentre-se nele. Repita a série 8x.
- O próximo passo é ampliar o movimento, subindo na meia ponta quando o peso estiver nos dedos e transferindo para o calcanhar sem o apoio dos dedos no chão. Novamente, procure o ponto fixo e repita a serie 8x.
- Quando estiver seguro em relação às transferências de peso, tente realizar a serie de olhos fechados. Para ajudar, "tire uma foto" do seu ponto fixo e mentalize, concentre-se. É importante sentir o eixo do corpo, procurando seu centro de equilíbrio em cada passagem do exercício.

  • Relevé
- Comece pela posição paralela (6ª pos.). Plié, meia ponta (ainda com joelhos flexionados), estende, fica no equilíbrio por 8t e retorna para o plié. Repita mais 1x. Procure deixar os braços em posição preparatória. Se houver desequilíbrio, porém, utilize o apoio até achar novamente o eixo do corpo, centralize e solte.
- Assim como e exercício anterior, quando estiver seguro, tente realizar a movimentação de olhos fechados. Não esqueça o ponto fixo!
- Você também pode realizar essa movimentação em 2ª pos. paralela e en dehors, 1ª pos., 4ª pos. e 3ª/5ª pos.

  • Um apoio
- Sobre uma superfície estável (chão ou plataforma) e em posição paralela, fique com apenas um pé de apoio -- o outro pode estar no passé ou cou de pied. Distribua a peso por toda a planta do pé, depois tente passar para a ponta do pé (sem subir) e em seguida para o calcanhar, como no primeiro exercício sugerido.
- Ainda em posição paralela, passe para o elevé e mantenha por 8t. Repita 1x e depois tente em posição en dehors.
- Novamente, quando estiver seguro tente realizar a movimentação de olhos fechados e, sempre, lembre do ponto fixo.

  • Provocando instabilidade
*Esse exercício deve ser realizado após treinar os anteriores!

 - Numa superfície instável (prancha arredondada, disco, cama elástica), tente realizar os exercícios anteriores: comece achando o eixo com dois apoios, passe para o de relevé e, por fim, tente ficar com um apoio.
- Sempre que possível, evite apoiar-se e tente fechar os olhos. Não esqueça o ponto fixo e concentre-se, mais do que nunca, no centro do seu corpo. Mantenha a postura, pensando em se alongar para cima e para fora.


Em aula, lembre-se sempre de achar um ponto fixo e de retomar o equilíbrio a cada movimento realizado -- principalmente em adagios!

Bom treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário