terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Elásticos e fitas - parte 1

Como costurar fitas e elásticos em suas sapatilhas?
Segue algumas dicas para as sapatilhas de meia-ponta!


  • Um elástico:

Normalmente, sapatilhas que vem com um elástico, já vem costuradas. Basta calçar e, se necessário, ajustar para que não saia do pé.
Caso esteja descosturado: dobre o calcanhar da sapatilha para dentro, como mostra a figura abaixo. Marque com uma caneta (no forro da sapatilha). Costure uma das extremidades do elástico. Calce a sapatilha e passe o elástico sobre o colo do pé para verificar o tamanho necessário (deixe bem firme). Corte e costure a outra extremidade.

  • Dois elásticos:

Nesse caso, a costura é feita em "X". Geralmente vem com uma das extremidades do elástico já costurada.
 Calce a sapatilha, cruze o elástico para medir o tamanho e faça uma marcação (tanto no elástico, quanto no forro onde irá prendê-lo). Corte e costure a outra extremidade.
O local dessa costura varia muito de pé para pé; alguns preferem um "X" mais largo (o que segura mais o colo de pé), outros costuram os elásticos bem próximos (deixando mais colo à mostra). Em ambos, o importante é deixar bem firme.

Importante:

* Nunca use uma sapatilha com o elástico frouxo, pois pode sair do pé e causar acidentes. Muito apertado também não é bom, pois irá machucar a região do tornozelo. Encontre o "meio termo": justo o suficiente para não sair e não machucar.
* Pessoas com pés mais sensíveis costumam costurar os elásticos do lado de fora para evitar bolhas. Esteticamente, isso não é indicado. Se necessário, proteja o local da costura com esparadrapos.
* Antes de cortar o tamanho do elástico, lembre de deixar uma sobra de 1 cm para facilitar a costura. Essa sobra ficará para dentro, então não tem problemas. Se achar necessário, corte depois de costurar.
* Não costure nada em cima dos cordões (os "bigodinhos"), pois pode bloquear esse ajuste da sapatilha. Utilize a costura da bainha como guia, prendendo o elástico logo abaixo.
* Ao costurar, lembre-se de deixar a ponta do elástico virada para baixo, em direção à sola da sapatilha.

No próximo post de "Elásticos e fitas", falaremos sobre a costura em sapatilhas de ponta!
Até mais! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário